A DIMENSÃO MORAL: rumo a uma nova economia

“A DIMENSÃO MORAL: rumo a uma nova economia”, de Amitai Etzioni, está disponível aos leitores/as.
Trata-se da obra mais relevante da literatura comunitarista sobre economia.
O autor antecipou em décadas aspectos que hoje são objeto de discussão nos debates sobre a economia e seus rumos.
Publicado em coedição pelas editoras da Universidade Federal da Bahia e da Unisc, o livro foi traduzido por mim e pela Vanessa Kannemberg. A apresentação do livro coube a mim.
A versão digital pode ser baixada gratuitamente nos repositórios da Unisc e da Ufba.
Links para baixar o livro: https://repositorio.unisc.br/jspui/handle/11624/3313
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34732
O livro impresso pode ser adquirido na Amazon, ao preço de R$ 50,00.

Breve apresentação da obra:
A Dimensão Moral apresenta os fundamentos de um novo paradigma das ciências sociais e as bases de uma nova concepção de economia.
Amitai Etzioni, principal expoente do comunitarismo responsivo, faz uma rigorosa crítica à escola neoclássica, mostrando que faz previsões empiricamente erradas, apoia-se em uma concepção indefensável da natureza humana e sua difusão tem consequências morais nocivas. A nova teoria ergue-se sobre “premissas realistas sobre a natureza humana e a sociedade”, sendo capaz de “produzir melhores predições” e é “moralmente defensável”.
O livro ocupa-se de três questões centrais: 1. Quais são os objetivos das pessoas e o que as move em direção a eles? 2. Como as pessoas escolhem os meios para alcançar seus objetivos? 3. Quem são os agentes das decisões humanas?
As respostas comunitaristas são sintetizadas em três proposições: 1. As pessoas não buscam simplesmente maximizar o seu prazer; o comportamento humano se desenrola na permanente tensão entre o auto-interesse e os valores morais; 2. As pessoas frequentemente atuam de modo irracional; o exame do comportamento (econômico e em geral) revela nossa condição de seres sub-racionais; 3. Em grande medida, o comportamento é moldado pelos grupos e comunidades; os principais agentes das decisões são as coletividades e suas organizações.
Uma obra notável, que ensejou a criação da SASE – Society for the Advancement of Socio-Economics.
Etzioni revela o esforço de reatar fios rompidos por autores que descolam a economia do conjunto da vida social, mostrando que a noção neoclássica de que o mercado é um sistema separado e autossuficiente cede diante das evidências de que as diferenças culturais, políticas e sociais incidem na forma de funcionamento do mercado em variados contextos.

Sobre o autor
Amitai Etzioni nasceu em Köln, na Alemanha, em1929. De família judaica, as ameaças do regime nazista levaram seus pais a emigrar para a Palestina, em 1936. Viveu até a juventude com a família em uma cooperativa rural (kibbutz), experiência que teve forte impacto sobre a sua forma de pensar a vida social. Na juventude, foi aluno no instituto de Martin Buber, em Jerusalém. Graduou-se em sociologia na Hebrew University, em Jerusalém. Após, visando a continuidade dos estudos, transferiu-se para os Estados Unidos, onde obteve o doutorado em sociologia. Sua experiência docente iniciou na Columbia University, em New York, transferindo-se em 1980 para The George Washington University, em Washington DC, onde permanece até hoje. É o principal expoente do Comunitarismo responsivo.

Deixe um comentário

Rolar para cima