livros

Quando encontrei as Marias, eu era uma escritora recente, preocupada com o mundo, sedenta por traduzir meus pensamentos por escrito, em busca de abraços, cercada de palavras e habitada pela solitude. Cuidadora de gente e de plantas, intérprete dos outros, viajante nos livros e turista na vida. Então, a pandemia nos assomou e a virtualidade se impôs – saudade compartilhada à distância, risadas por trás da máscara, desejos reagendados. Mas a escrita entrelaçou o sonhado e o vivido por mim e por elas; Clarice e suas leitoras me acompanharam nesta travessia e hoje, com um pouco mais de experiência, vejo que não mudei, mas tudo é diferente.

A voz dos novos tempos

2023

Em “A voz dos novos tempos – crônicas 60+”, a proposta foi explorar este novo universo de relações oferecendo a palavra a quem está vivendo esta verdadeira pororoca entre impressões de apogeu e declínio. Assim proporcionar aos leitores – de qualquer idade – textos breves a iluminar com nitidez os novos papeis e seus desafios. Para tanto, reuniram-se durante encontros virtuais as escritoras e escritores Ananyr, Andréa, Ângela, Eugênia, Graciella, Iara, Jane, João Luiz, Jorge, Maria Helena, Nelson, Raul, Silvio e Tetê num resgate de memórias e reflexão sobre o cotidiano. Catorze autores com formações e experiências diversas, todos na faixa dos 60+. Um “pensar em grupo” para ser compartilhado por todas as gerações.

Autores:
Ananyr Porto Fajardo,  Andréa Aquino Ferreira, Ângela Puccinelli, Eugênia Câmara (Org), Graciella Tomé, Iara Tonidandel, Jane Maria Ulbrich, João Luiz de Mello, Jorge Luiz Bledow, Maria Helena Schirmer Mattos, Nelson Ribas, Raul Tartarotti, Silvio Sibemberg, Tetê Lopes, Rubem Penz (Org.)

Ficha técnica
Ano: 2023
Organização e edição: Rubem Penz
Co-organização: Eugênia Câmara
Santa Sede Editorial
168 páginas

Atos literários

2023

ATOS LITERÁRIOS é o fruto da Oficina de escrita performativa, criado pelos pesquisadores e escritores Felipe Souza e Lucas Miyazaki, o projeto contou com duas versões oferecidas ao longo de 2022, sendo a primeira delas por meio de um curso de extensão na Universidade de São Paulo. A metodologia e as linhas teóricas das oficinas ministradas foram resultado das investigações de pós-graduação, inseridas na linha de pesquisa “Laboratórios de Criação: Escrita de Literatura e Teoria”, voltada a projetos autorais de escrita literária.

Autores(as)

Com A.J. Hikari Kurita, Ananyr Porto Fajardo, Beatriz N. Bergamo, Carolina Manente, Fernanda Pereira Barbosa, Flaviano Matos, Marisa Y., Pedro Sucupira e Sergio Cordeiro.

Organizadores:
Felipe Souza e Lucas Miyazaki

Desconcertos Editora
2023

Palavras que mudaram o mundo

2023

Palavras criam ou cristalizam significados, e o surgimento de novas palavras ao longo dos tempos é parte da evolução humana. Neste livro, autores de todo o Brasil foram convidados a produzir crônicas sobre uma palavra marcante. Não espere um verbete de enciclopédia, os autores aqui mostram sua veia criativa com histórias, reflexões e até diálogos para representar cada termo, cada conceito.

As palavras que dão título às crônicas: Alzheimer, Assédio, Bullying, Cancelamento, Chopp, Ciência, Cotas, Decolonial, Depressão, Distopia, Dopamina, Empoderamento, Esperança, Feminicídio, Gaslighting, Ghosting, Home office, Influencer, Instagramável, Intertextualidade, Linha de frente, Lockdown, Maratonar, Maria da Penha, Nem-Nem, Pajubá, Politicagem, Resiliência, Selfie, Sororidade, Staycation, Streaming, Tattoo, Tinder e Vacinação.

Ficha técnica
Autores: Ana Márcia Diógenes, Ana Maria Cavalcanti, Anabela R. Kohlmann Ferrarini, Ananyr Porto Fajardo, Andrea Schmitz Rodriguez, Antônio Lima Jr., Ariadne Araújo, Beatriz Marocco, Bruna Bonalume, Carina Mendes, Carol Bortolo, Carol Canabarro, Cristina Moschos, Débora Pereira, Denise Henriques, Diego Nunes Lopes, Elaine Rosner Silveira, Emil Sou_toS, Geane Brizzola, Gisele Leite, Glaucia Castro Machado, Idarci Esteves Lasmar, Janeth de Oliveira, Jennifer Novais, José Guimarães, Luciane Martins, Maria Rosário Orquiza, Ponciano Correa, Renato Almeida, Riva Velmovitsky, Sandra Romeiro, Tiago Senne, Vanessa Kfuri, Venâncio Zullian, Vera Spinola e Victória Elsner. Organização de Marcelo Spalding.

Ano: 2023
Gênero: crônicas

Versão dos fartos

2022

Brilhante em sua carreira literária, Moacyr Scliar (1937-2011) foi um cronista de rara sensibilidade. Notadamente, uma das suas mais interessantes estratégias para escrever suas colunas era a de buscar manchetes verdadeiras nos jornais para, com elas, criar novas perspectivas. Para Versão dos fartos, nona antologia da Master Class Santa Sede – reunião de cronistas dedicada a um grande cronista por ano –, o disparador criativo foi exatamente esse, estendido também a portais de notícias.

Porém, valendo-se do fato de nosso homenageado ser médico sanitarista, refinou-se o olhar para as relações sociais que nasceram no período em que saímos, gradualmente, de um dos mais dramáticos momentos da sociedade: a pandemia de Covid-19. Dramática oportunidade de utilizar a criatividade para analisar nosso cotidiano, houve a proposição para um olhar relevante sobre tudo o que perdemos e haveremos de recuperar. Outro atrativo para quem deseja uma cadeira em nossa boemia crônica é a certeza de que cada autor tem autonomia para esquadrinhar temas de sua preferência.

Cronistas participantes:
Eugênia Câmara, Rubem Penz, Carol Anversa, Afonso Mossry Sperb, Fernanda Cunha Quadros, Jefferson José Rodrigues Escobar, Noara Lisboa, Kátia Madruga, Felipe Basso, Soraia Schmidt e Iara Tonidandel, Ananyr Porto Fajardo, Greta Guimarães, José Elesbán Rodrigues, Altino Mayrink e Marcel Souza.

Ficha técnica
Ano: 2022
Organização: Rubem Penz
Santa Sede Editorial
240 páginas

Mulheres Ic(r)ônicas

2022

Iluminadas por epígrafes buscadas em textos de outras dezenas de mulheres de destaque – de múltiplas épocas e nacionalidades – tudo é tema para essas cronistas que se assumem no seu próprio tempo. Livro de crônicas escritas por mulheres tendo como referencial para a construção dos textos frases de mulheres que fizeram/fazem a diferença para a construção de um mundo melhor.

Ficha técnica
Autoras Martha, Greta, Jane, Ananyr, Soraia, Norma, Dio, Iara, Cláudia, Cinthya, Ana Cristina, Ângela, Noara e Eugênia (Org), junto com Rubem Penz (Org).

Ano: 2022
Organização: Rubem Penz
Santa Sede Editorial
240 páginas

 

Horas íntimas

2021

“Poucos mestres do gênero ensinarão tão fortemente a arte da conversa, a coloquialidade do português brasileiro e moderno, a leveza profunda de quem olha para a vida como um fenômeno passageiro e fatal, mas ao mesmo tempo permanente e esperançoso. Por essas e outras razões, parece-me difícil imaginar um autor mais versátil como fonte de inspiração para uma antologia de crônicas.” – Pedro Gonzaga

Ficha técnica
Autores: Rubem Penz (Org.), André Hofmeister, Dris Sampaio, Carol Anversa, Alexandre Wahl Hennigen, Soraia Schmidt, Maria Amélia Mano, Altino Mayrink, Ângela Puccinelli, Graciella Tomé, Felipe Basso, Ananyr Porto Fajardo, Luca Boaz, Ana Luiza Rizzo. Iara Tonidandel.

Ano: 2021
Organização: Rubem Penz
Santa Sede Editorial

Marias & Clarice

2020

O livro Marias & Clarice nasceu para homenagear a escritora – mais especialmente a cronista – Clarice Lispector no ano de seu centenário de nascimento. Desafio que foi proposto a um grupo de autoras, a escuta de sua voz interior dialoga com o pendor de Lispector em ofertar uma prosa intimista e reflexiva.

Os leitores são convidados a acompanharem as paisagens internas de Clarice Jahn Ribeiro, os insights poderosos de Renata Morsch, as entranhas tornadas expostas por Jane Maria Ulbrich, a jovem maturidade de Gabriela Guaragna, a prosa agridoce de Vanessa Penz, os mergulhos de profundidade de Helena Vellinho Corso, as adoráveis imagens de Maria Lucia Meirelles, a urgência poética de Dio Santanna, as tramas inusitadas de Maria Amélia Mano, as luzes refletidas no caleidoscópio de Rita Rheingantz, as reflexões nascidas no coração de Ângela Puccinelli e, de Ananyr Porto Fajardo, os sentimentos que brotam da razão, a intimidade (re)velada de Maria Avelina Gastal, o contraste de caos e harmonia de Silvia Duncan e os surpreendentes buquês nas palavras de Soraia Schmidt. Um mosaico instigante.

Ficha técnica
Autoras: Clarice Jahn Ribeiro, Renata Morsch, Jane Maria Ulbrich, Gabriela Guaragna, Vanessa Penz, Helena Vellinho Corso, Maria Lucia Meirelles, Maria Amélia Mano, Rita Rheingantz, Ângela Puccinelli, Ananyr Porto Fajardo, Maria Avelina Gastal, Silvia Duncan, Soraia Schmidt.

Ano: 2020
Organização: Rubem Penz
Santa Sede Editorial

Almoço de domingo

2019

“Almoço de domingo”, décima coletânea da oficina Santa Sede, crônicas de botequim, promove uma urgente e necessária reconciliação entre a família e o bar. Sim, é possível viver uma boemia e virtuosa e fraternal sem ferir a – ou melhor, sem interferir na – harmonia do lar. Ao levarmos as relações de sangue para nossa mesa literária, também nós resgatamos uma irmandade amorosa, dividindo dores e delícias, memórias e projeções. Aqui, cada folhear significa uma visita. Recebemos vocês, leitores, em nossas casas, à nossa mesa.

A família é um peixe difícil de pescar; não é para amadores. E o mais interessante deste livro é que os escritores abordam a família em processo: presente, passado e futuro construídos em complexa arquitetura que envolve começos e finais, fortes emoções, lindas aventuras, amores e desamores, heranças materiais e imateriais, recomeços. De início, perguntei-me por que o pai estava no final. Logo tornou-se óbvio: a mãe e o pai abraçando a vida, do alfa ao ômega. Degustem!

Ficha técnica
Autores: César Diogo, Tamara Cé, Silvio Sodré, Jussara Wittmann, Antonio Carraro, Dio Santanna, Marcia H. de M. Ribeiro, Rubem Penz, Ananyr Porto Fajardo e Roselena Colombo
Ano: 2019
Organização: Rubem Penz
Editora Metamorfose

Rolar para cima